A maioria das escolas tem didatizado a atividade lúdica das crianças restringindo-as a exercícios repetidos de discriminação viso- motora e auditiva, através do uso de brinquedos, desenhos coloridos, músicas ritmadas. Ao fazer isso, ao mesmo tempo em que bloqueia a organização independente das crianças para a brincadeira, essas práticas pré- escolares, através do trabalho lúdico didatizado, enfatizam os alunos, como se sua ação simbólica servisse apenas para exercitar e facilitar para o professor , a transmissão de determinada visão do mundo, definida a priori pela escola.O ato de bricar é algo natuar, espontâneo da criança,e por não ser uma atividade sistematizada e estruturada, acaba sendo a própria expressão de vida da criança.
É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção... como se fora brincadeira de roda...
terça-feira, 11 de maio de 2010
sábado, 8 de maio de 2010
vou assistir kika, Almodorva

grande beijo
Kika, filme legal do Almodovar
Kika – Pedro Almodóvar – 1993
A maquiadora Kika (Verónica Forqué) é casada com o fotógrafo Ramón (Alex Casanovas). Mas ela mantém um tórrido caso com o escritor norte-americano Nicholas (Peter Coyote). Nicholas é o padrasto de Ramón. Kika passa a ser ameaçada por Juana (Rossy de Palma), sua empregada lésbica, e Andrea Caracortada (Victoria Abril), ex-namorada de Ramón e apresentadora de um reality show.
Em 1993 Almodóvar já discutia sobre os polêmicos programas de televisão que invadem a privacidade das pessoas. Os figurinos, inclusive a "roupa-câmera" utilizada por Victoria Abril e o vestido ensangüentado com os seios postiços pulados para fora, são assinados pelo estilista francês Jean Paul Gaultier, autor da roupa polêmica de Madonna que também usava os seios da cantora para provocar.
Kika é o segundo longa de Almodóvar financiado por uma produtora da França, o primeiro foi De Salto Alto(1991). Contesta que seus filmes são bem populares em várias culturas, seus temas são universais.
A habilidade do cineasta Pedro Almodóvar em contar histórias é impressionante. Quase sempre usando uma narrativa não convencional, fugindo do linear, incorporando elementos bizarros e surreais, e personagens esquisitos e originais, transformando enredos relativamente simples (como esse) em filmes muito interessantes. No fundo, todas as películas do diretor madrileno tem uma crítica social fortíssima. Mas sua forma de reclamar é original, foge do lugar comum e busca na originalidade elementos de reflexão.
Em 1993 Almodóvar já discutia sobre os polêmicos programas de televisão que invadem a privacidade das pessoas. Os figurinos, inclusive a "roupa-câmera" utilizada por Victoria Abril e o vestido ensangüentado com os seios postiços pulados para fora, são assinados pelo estilista francês Jean Paul Gaultier, autor da roupa polêmica de Madonna que também usava os seios da cantora para provocar.

A habilidade do cineasta Pedro Almodóvar em contar histórias é impressionante. Quase sempre usando uma narrativa não convencional, fugindo do linear, incorporando elementos bizarros e surreais, e personagens esquisitos e originais, transformando enredos relativamente simples (como esse) em filmes muito interessantes. No fundo, todas as películas do diretor madrileno tem uma crítica social fortíssima. Mas sua forma de reclamar é original, foge do lugar comum e busca na originalidade elementos de reflexão.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Museu do louvre
Este fim de semana entrei no site do museu do louvre em Paris um dos museus mais famosos do mundo,onde se encontra a Mona Lisa a Venos de Millo, enormes artefactos do egito antigo( que para mim deveria estar no Egito). O museu abriga oito mil anos de cultura tanto do ocidente quanto do oriente, bacãna como o uso da internet pode nos proporcionar estas coisas, a minha idéia era poder passear por dentro do museu mas nao sei se esta função é permitida no luvre, uma vez, pude passear por dentro e fora da escola da ponte em Portugal e achei o maximo, legal poder ir aos lugares mesmo sentado nos sofa de casa
sábado, 24 de abril de 2010
Adorno e a educação para o pensar autônomo
Para entender o pensamento de Adorno em relação à Educação, é importante compreender as críticas que ele faz à indústria cultural, vista como a responsável por prejudicar a capacidade humana de agir com autonomia. "Adorno afirma que há um processo real na sociedade capitalista capaz de alienar o homem das suas condições de vida .É nessa discussão que está a chave para entender a crítica adorniana à escola: para o autor, a crise da Educação é, na verdade, a crise da formação cultural da sociedade capitalista como um todo.Na opinião dele, o problema da Educação está no fato de ela ter se afastado de seu objetivo essencial, que é promover o domínio pleno do conhecimento e a capacidade de reflexão. A escola, assim, se transformou em simples instrumento a serviço da indústria cultural, que trata o ensino como uma mera mercadoria pedagógica em prol da "semiformação". Essa perda dos valores, segundo o autor, anula o desenvolvimento da autorreflexão e da autonomia humana. Adorno critica a escola de massa por ela, segundo ele, instalar e cultuar a massificação. O resultado disso é a deformação da consciência .Numa escola em que impera a banalização do conhecimento, o aluno é induzido a deixar de ler com profundidade as principais obras literárias, por exemplo, dando lugar à absorção de apenas alguns trechos necessários para responder aos exercícios escolares. São repassados nada mais do que conhecimentos fragmentados e o trabalho pedagógico está somente orientado para conseguir a aprovação em exames e um diploma. Seria a famosa "decoreba" de respostas prontas, em vez do estímulo ao raciocínio.
terça-feira, 20 de abril de 2010
teatro como recurso pedagógico
O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação e nas aulas de Educação Física. Ele permite ao aluno uma enorme “gama” de aprendizados podendo citar como exemplos, a socialização, a criatividade, a coordenação, na memorização, o vocabulário e muitos outros. Através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno , seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador, um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.
terça-feira, 30 de março de 2010
livro: a distançia entre nós
A história tem como personagens centrais a patroa, e a empregada, Bhima. Elas são de castas diferentes e por isso, cada uma deve exercer a sua função na sociedade: Sera, da casta dos parses, seria como se da nossa classe média alta; Bhima, aquela que nasceu para ser, pelo resto de sua vida e de seus descendentes, serviçal. Ao longo dda minha leitura conto o que estou achando.
Assinar:
Postagens (Atom)